21
dez
2010
Perguntas e respostas sobre Cirurgia Plástica

Neste link, está todo o relato sobre a cirurgia plástica que fiz no em março de 2010 com o cirurgião plástico Dr. Rubem Lang. Mas, volta e meia, chegam algumas perguntas aqui no blog (via Google) e que, ainda não tem resposta.

Não sou nenhuma expert em cirurgia plástica, mas, quando a gente passa por uma situação, acabamos conhecendo um pouco mais. Mas lembre-se, nada substitui as instruções dadas pelo teu médico! Só ele conhece a cirurgia realizada e saberá o tempo certo de cada alteração.

Vamos às perguntas?

**** cirurgia de mama por quanto tempo tenho que dormir de costas?
Neste caso, não está sendo dito qual tipo de cirurgia foi realizada. Silicone pode ser que seja diferente (eu realmente não sei). Eu fiz redução, então as minhas mamas ficaram bastante cortadas. Eu demorei alguns meses para poder dormir de lado. Para dormir de bruços sem machucar o corpo, você terá que avaliar com seu médico. Por que não existe tempo padrão. As pessoas demoram tempos diferentes para cicatrização, e dormir de bruços requer uma cicatrização bem forte. 

**** é normal a barriga inchar alguns dias apos a lipo?
Sim! Perfeitamente normal. E não só a barriga. Pernas, braços, pés, mãos, tudo. Tudo incha. Se ocorre isso na primeira semana, tome bastante liquido, e assim que for possível, se jogue na drenagem linfática. Ajuda muito nesse desinchaço. Mas lembre-se que a massoterapeuta tem que ter o curso de massagem pós operatório. Converse com a profissional ANTES da sua cirurgia. Se você pegar uma pessoa que não tenha esse conhecimento, você pode ficar com marcas desagradáveis e demorar mais tempo na cicatrização. Na dúvida, converse com seu médico. Ele deve ter uma lista de profissionais bem recomendadas.

**** uso a cinta da lipo a 6 meses
Bom… quando a gente acorda da cirurgia, a primeira coisa que a gente quer se livrar é o tal macaquinho ou a cinta. Ela nos aperta, dificulta até a respiração. As primeiras noites são torturantes.
Mas como a gente se acostuma com tudo, a cinta, sai do status de odiada para o status de amada. Cada vez que a enfermeira reduz uma trilha de ganchos é uma comemoração.
Quanto mais tempo você conseguir ficar com a cinta, melhor. Ela modela o corpo, impede que as dobrinhas se formem, ajuda a manter tudo no lugar, e ainda ajuda a você ficar com a postura correta.
Dá para usar por quanto tempo? Pelo tempo que você achar que pode. O médico vai pedir para você usar por um período entre 45 dias a 3 meses, mas você pode continuar usando. Só não tire antes do aval do médico!

**** qual o lado certo de usar a placa de contenção lipo?
Não existe lado. O bom é fazer um rodízio para não ficar com nenhuma marca. Mas nunca faça nenhuma alteração sem antes consultar o seu médico. Se você ainda está usando a placa é por que a sua cirurgia ainda é recente e internamente você ainda não está cicatrizada. Seu médico é seu aliado, qualquer dúvida deve ser avaliada com ele.

**** Uso do macaquinho diminui a cintura?
Acho que não, por que ele não tem esse poder. Mas ele reduz as medidas, desde que você mantenha uma dieta alimentar compatível. Para a redução da cintura, existe aqueles corpetes que dizem que serve para isso. Descobri esses dias o site dessa moça de Porto Alegre. Mas caso seja este o seu objetivo, procure no Google pelo termo: tight lacing 

**** A cinta emagrece?
Sim e não. A cinta ajuda a colocar o corpo no lugar, mas ela sozinha não é capaz de fazer nada. Além da dieta, você também pode fazer massagens, drenagens, uso de cremes redutores, e claro, exercício físico… é gurias… não tem almoço de graça! Para termos o corpo perfeito, ou somos abençoadas e sortudas no nascimento ou temos que trabalhar muito.

**** depois de quanto tempo da abdominoplastia engorda?
Isso depende 100% de você. Se você se sujeitou a uma cirurgia plástica, é por que em algum momento cansou das gorduras mal localizadas que insistiam em morar no seu corpo. E agora? Você tem duas alternativas:

  • Continuar como era, mas com o corpinho maravilhoso, ou…
  • Mudar tudo, e viver tudo de forma diferente.

A escolha é sua, e o resultado, também. Se você quiser continuar como era antes, este corpo lindo um dia vai dar lugar ao que você tinha antes da cirurgia. Pode demorar 1 ano, ou mais tempo ou menos tempo. Se você não mudar a sua alimentação e os hábitos que tinha antes da cirurgia, lamento… Agora, se você gostou do resultado e quiser manter, bom, daí se você seguir uma dieta alimentar compatível com seu novo peso e corpo, colocar a máquina na academia, você poderá manter este resultado por muito tempo. A escolha é sua!

**** depois de quanto tempo da cirurgia posso voltar para a academia?
Eu voltei, se não me engano 60 dias depois. Apenas mexendo da cintura para baixo e qualquer exercício que não mexesse os braços ou apoiasse as mamas. Caminhada, alguns exercícios de glúteos, pernas e panturrilha. A liberação completa veio um tempo depois… acho que com 4 meses.

Ahhh! e sim, você pode fazer academia com a cinta. Só não esqueça que neste caso, é melhor ter duas, por que depois de suar, é melhor lavar.

**** Posso usar calça de brim com a cinta? Depois de quanto tempo?
PODE!! A cinta não te impede de usar nada. O que te impede é o teu corpo. A medida em que o tempo vai passando e a sensação de mau estar também, você vai podendo usar as roupas que fiquem melhor em você. Na saída da cirurgia e em até 1 mês depois, é ideal usar roupas largas, confortáveis, preferencialmente vestidos com botões na frente. Roupas muito justas são complicadas de vestir. Você está inchada, machucada por dentro, com muitos hematomas, não pode, agora ficar desconfortável dentro de uma roupa.

**** Quanto tempo depois posso ir para a balada?
Tudo depende do tipo de balada. Fervo, pula pula, muita dança, acho que este tipo de evento pode esperar uns bons 2 ou 3 meses. Se for algo mais sutil, como uma festa de casamento, um coquetel, ou uma saída para um restaurante, após 20 ou 30 dias, conforme a sua saúde e estado de espírito.
Mas lembre-se, quem conhece os seus limites é você mesma. Mas olha, mesmo parecendo estar bem, convém um certo resguardo. Quanto melhor você fizer o seu pós operatório, melhor será a resposta da sua cirurgia.

10 dias antes da minha cirurgia, a escola onde fiz o Pós (ESPM) mandou um e-mail agendando a formatura para duas semanas após a cirurgia. Rever os colegas seria ótimo. No dia eu estava me sentindo muito bem, mas sei que no calor das comemorações, um abraço mais apertado, um abraço pulado, poderiam comprometer a minha saúde, que naquele momento merecia um maior cuidado. Preferi ver as fotos depois. Não me arrependi.

**** Como lavar a cinta modeladora?
Para que a sua cinta esteja sempre novinha e cumprindo o seu papel, você deve seguir alguns cuidados:

  • Lavar com água fria, sabão neutro e na mão (nem pense em colocar na máquina de lavar (eu fiz isso eheheh)). Você pode secar enrolando em uma toalha, tirar todo o excesso de água. Depois de seca, deixe uns 10-15 minutos no freezer (caso você tenha uma só), e vista. Se você tiver duas, deixe secando na sombra (Não use secador de cabelos ou ar condicionado) e deixe no freezer, enroladinha em um saco plástico. Isso vai fazer com que a borracha volte a ter a tensão.

Lave sua cinta conforme a sua necessidade. No verão a tendência de perder a tensão é maior devido ao calor.

**** qual presente dar para uma amiga que fez cirurgia plástica?
Depende da cirurgia. E também depende do tempo que já passou.

  • Se for antes da cirurgia: Dê a ela o que ela vai usar muito nos próximos dias. Quer algumas dicas? Olha aqui.
  • Se ela fez a cirurgia a pouco tempo mas ainda está no repouso: Compre um livro que ela goste, assim ela poderá ficar mais tempo em repouso.
  • E, se já faz tempo que a cirurgia aconteceu, e ela já está bem, dê a ela algo que ela não usaria antes da cirurgia.

Se você tiver mais perguntas, utilize os comentários. Vou tentar responder todas as perguntas possíveis.

Beijocas
Cláudia Sachs

(*) post agendado

93 Comentários para “Perguntas e respostas sobre Cirurgia Plástica”

    Gravatar Maricelia P Silva Visitante assíduo e já deixou 181 comentários.
    22 agosto 2011
    #1

    Acredito! E acho que realmente vale sim fazer!

    [Reply]


    Gravatar fabio Comentou pela primeira vez, boas vindas!
    14 outubro 2011
    #2

    vou fazer a cirurgia d lipomastia.queria sabeer se a glandula sera retirada tb??

    [Reply]

    Claudia Sachs Reply:

    oi Fabio
    Não conheço esse procedimento. O que o seu médico lhe disse com relaçao a isso?
    boa sorte 🙂

    [Reply]


    Gravatar Adriana Você já comentou 2 vezes.
    14 janeiro 2012
    #3

    Ola Claudia, qto em termos percentuais rsrs… meus seios vao diminuir e em qto tempo? fiz uma mamoplastia redutora usava 46, 48 e pedi para ficar em 42. Estou com 12 dias do pos, e percebo que reduziu e estao em pe e duros, mas gostaria que ficassem menores. Em qto tempo perceberei isso? O medico disse que estao inchados e ainda vao diminuir, mas como sou marinheira de primeira viagem fico um pouco insegura. Grata querida! Grande beijo!!!!!!!!!!

    [Reply]

    Claudia Sachs Reply:

    oi Adri
    Assim… vc vai demorar ainda um tempo. Alem da cirurgia, estamos no verao, calor, incha mais. Faz drenagem que ajuda. Sim!! Drenagem nos seios.
    Seus seios devem estar muito estranhos… e estao mesmo! É assim que vao ficar por um bom tempo. Qto tempo? Pode ser 2 a 6 meses, depende do teu organismo.
    Tira foto de semana em semana que vc vai acompanhar as alteraçoes. Nao sofra por antecipaçao… eles ficarao lindos, nao demora muito 🙂
    beijocas
    Claudia

    [Reply]


    Gravatar Adriana Você já comentou 2 vezes.
    16 janeiro 2012
    #4

    🙂 Vou esperar sim, eles estao evoluindo! Bjsssssssssssssssssssssssssssssssssss. Grata pela atencao e carinho. Mt bom o seu blog.

    [Reply]


    Gravatar lucia Você já comentou 3 vezes.
    20 janeiro 2012
    #5

    Ola Claudia td bem??? a minha duvida é a seguinte, fiz mamaoplastia redutora dia 16/01/12 meus seios eram enormes e caidos, ficaram pequenos mas estranhos, parece que ficaram pontudos para frente em formato de cones, é normal os seu tbm ficaram assim?? beijos

    [Reply]

    Claudia Sachs Reply:

    oi Lucia
    Completamente normal!!! Eles devem estar muito estranhos… e ficarao assim por um bom tempo. Tipo ainda uns 3 meses… aos poucos eles vao pegando a forma certinha e ficam arredondados e lindos. Nao te preocupa. É assim mesmo!! Nao faz nenhum esforço e cuida bem do pos cirurgico.
    beijos

    [Reply]


    Gravatar lucia Você já comentou 3 vezes.
    21 janeiro 2012
    #6

    Claudia obrigada pela atencao!!! seus post me servirao de muita ajuda.

    [Reply]


    Gravatar lucia Você já comentou 3 vezes.
    23 janeiro 2012
    #7

    Claudia td bem?? outra dúvida minha é a seguinte suas cicatrizes da mama foram até as costas? as minhas foram e eu achei tao desnecessaria ou seja exagerada enfim talvez eu esteja dizendo bobagens pq o medico sabe o que faz, desde ja agradeco!!! BEIJOS

    [Reply]

    Claudia Sachs Reply:

    oi Lucia
    As minhas sao exatamente no contorno da mama. Nao tenho nada nas costas, mas vc tem que ver tb qual era o tamanho das suas mamas. As vezes os medicos se deparam com o inesperado na mesa cirurgica e por isso acabam fazendo algo fora do combinado.
    Questione o medico, por que uma cicatriz nas costas? Certamente ele vai te responder.
    (depois me conta por que fiquei curiosa! heheh)
    Beijos

    [Reply]


    Gravatar Gabriela Comentou pela primeira vez, boas vindas!
    2 fevereiro 2012
    #8

    Claudia, muito obrigada!
    Comecei dieta, academia e massagem redutora (com ultrassom e corrente russa) em novembro para em setembro deste ano, fazer as mesmas cirurgias que você. Só não sei se pretendo fazer a inserção de gordura no bumbum. Minha fisioterapeuta (a massoterapeuta, na verdade) não me recomendou porque o acréscimo de gordura na área pode causar celulites. Você teve esse problema?

    De qualquer forma, suas informações estão me sendo muito úteis. Tô me preparando pra tudo com um ano de antecedência – minha melhor amiga é enfermeira e já até a convenci a pegar férias em setembro também, tadinha hahaha – mas mesmo assim rola todo um medo, principalmente da fase de recuperação.

    Não sei ainda com que médico farei (sou goiana, então terei que escolher alguém aqui por perto) e tenho um problema: moro no interior. De quanto em quanto tempo você teve que ir ao médico durante o pós-operatório imediato? Me fale mais sobre as limitações da mamoplastia (movimentação dos braços, jeito de dormir, etc)

    Só mais um adendo: Eu já uso cinta modeladora e macaquinho por uma questão postural. Acho que reclamar deles eu não vou hahaha.

    Beijos

    [Reply]


    Gravatar Ingrid Comentou pela primeira vez, boas vindas!
    22 fevereiro 2012
    #9

    Olá Cláudia.
    Que sorte a minha ter encontrado um blog acolhedor como o teu!
    Essa decisao de uma cirurgia plástica é coisa pesada, requer determinação no antes e sobretudo, no depois. Estou há 1 semana de fazer lipo+abdominoplastia. Mas já li muito, muito e muito. Vc deve imaginar. Só que, acredite, a linguagem usada por vc aqui é diferenciada, é humana. E olha, já passei por vários blogs, mas nunca tinha parado pra comentar. Me senti a vontade pra fazê-lo. Bem, estou muitissimo ansiosa e na expectativa imensa de ver outra silhueta, após 3 gestações. Não tenho obesidade, mas não estou no meu peso ideal. Na realidade, estou com os seguintes planos e queria ouvir de vc opinião sincera: 1. realizar a cirurgia; 2. aproveitar o pós-operatório pra iniciar dieta com baixo ou nulo carboidrato, muito líquido, sopas, proteínas e verduras; 3. simultaneo a isso, iniciar tratamento mesmo sério com endocrinologista.

    Você acha que isso daria um resultado satisfatório a medida que a cirurgia toma forma? Pensei nisso por eu estar de bobeira em casa, sem muita mobilidade, o que de repente poderia facilitar essa mudança de hábitos alimentares.

    O que achas?

    [Reply]

    Claudia Sachs Reply:

    oi Ingrid

    Muito obrigada pelas tuas palavras. Amei demais! Seja bem vinda a este novo mundo das descobertas.
    Nao sei como vc era, mas o corpo que ganhei na cirurgia eu nunca tive, entao eu me amei muito.
    Seus passos estão perfeitos! Eu incluiria uma nutricionista e uma academiazinha, mas isso vc nao se preocupa, que o espelho te ajuda. Vc se olha e se sente linda, quer fazer sempre mais para ficar ainda mais linda e perfeita.
    Vou te dizer que sinto saudade do meu pós. Todos os dias tinha uma novidade, uma medida aqui, uma coisinha ali.
    Tire muitas fotos. HOJE! Agora.
    Pegue uma roupa justa, tire foto. Tire a roupa, tire foto.
    Depois da cirurgia, tire pelo menos 1x por semana, nas mesmas poses. Vc vai vendo as mudanças (que nem sempre a gente percebe).
    Se o seu bumbum for pequeno, peça ao cirurgiao colocar gordura. O resultado é surpreendente.

    Ah! O blog onde vc foi está fechado. O meu novo está neste e-mail que vc esta recebendo. Vem me visitar!

    Seja bem vinda ao mundo magico e seja muito feliz!!!!
    Aproveite cada minutinho, vc vai sentir saudade, até mesmo do “maldito macaquinho” hehehehehehe

    beijos
    Claudia

    [Reply]


    Gravatar Vanessa Comentou pela primeira vez, boas vindas!
    8 abril 2013
    #10

    Faz 41 dias que fiz lipo,abdominoplastia e reduçaõ das mamas,posso passar algumas horas sem cinta?

    [Reply]

    Claudia Sachs Reply:

    oi Vanessa
    Isso é muito relativo. Por que depende de como seu corpo está se comportando. Não lembro direito, mas acho que parei de usar com 60 dias. O que fala o teu médico sobre isso?
    Bjs

    [Reply]


    Gravatar Eli Você já comentou 3 vezes.
    2 julho 2013
    #11

    Oi! Pode fazer dança do ventre após 3 meses de lipo nos flancos?

    [Reply]

    Claudia Sachs Reply:

    oi Eli
    Eu não saberia te responder a esta pergunta, pois não há uma receita. Tudo depende do teu corpo, e das tuas reações. Se tu tens dores, ou algum incômodo, eu acredito que não. O ideal é você levar esse questionamento na próxima consulta ao médico. Pois isso tb varia de médico para médico… Um beijo!! Claudia

    [Reply]

    Eli Reply:

    Cláudia Parabéns pelo seu blog!!! Adorei é bem motivador e esclarecedor.

    [Reply]

    Claudia Sachs Reply:

    oi Eli!
    Muito obrigada pelo carinho 😉 Espero que as dicas tenham te ajudado 🙂 Tu já faz dança do ventre? Depois que eu fiz a lipo eu fiz dança do ventre (3 meses), foi bem legal, mas foi uns 8 meses depois.
    Beijocas

    [Reply]

    Eli Reply:

    Oi Claudia, nunca fiz dança do ventre, esse seria o inicio, meu medo é que deforme ou perca o formato, pois minha cintura ficou bem fina, ainda tá inchada e um pouco roxo, mas a diferença no desenho e formato ficou bem notável.

    [Reply]

    Claudia Sachs Reply:

    oi Eli. Vai com calma no exercício físico, Quem sabe espera mais alguns meses? Faça caminhadas leves, até que teu organismo fique mais fortalecido. E claro, conversa com teu cirurgião. Ele saberá te orientar. Beijocas

    [Reply]


    Gravatar Daniela Comentou pela primeira vez, boas vindas!
    19 janeiro 2014
    #12

    Tenho 16 anos seio tamanho 52 oq e muito grande para uma adolescente Queria uma ajuda un auxilio para sabe em media o preço da cirurgia e um lugar adequado

    [Reply]

    Claudia S. Sachs Reply:

    oi Dani, tudo bem?
    Vc tem que procurar um médico da sua confiança e consultar. Cada medico possui um preço e uma técnica diferente.
    Boa sorte
    Beijos

    [Reply]


    Gravatar Vanessa Comentou pela primeira vez, boas vindas!
    4 abril 2014
    #13

    Bom dia…fiz uma lipo há dois meses…estou morrendo de medo de engordar…estou fazendo uma dieta com mais ou menos mil calorias e andando uma hora todos os dias…gostaria de saber se uma vez por semana posso comer a vontade e tomar cerveja….

    [Reply]


    Gravatar andresa Você já comentou 2 vezes.
    31 janeiro 2015
    #14

    Tou com uma duvida,ddepois de quanto tempo posso consimir bebida alcoólica

    [Reply]

    Claudia S. Sachs Reply:

    Andresa
    Verifique essa informação com teu médico, pois somente ele pode fazer essa avaliação. Beijos

    [Reply]


    Gravatar Karina Duarte Comentou pela primeira vez, boas vindas!
    6 fevereiro 2015
    #15

    Olá Claudia,tudo bem? Quero muito fazer abdominoplastia mas tenho medo da dor.
    Quantos dias de sofrimento?

    Obrigada
    Karina

    [Reply]

    Claudia S. Sachs Reply:

    oi Karina
    A dor é suportável. Mas depende de cada pessoa. Eu quase nao senti dor, Só desconforto. Mas como eu estava me sentindo muito linda, nem me lembro disso, E faria de novo.

    [Reply]


    Gravatar andresa Você já comentou 2 vezes.
    10 fevereiro 2015
    #16

    Tenho19 dias de abdominosplatia e tou achando minha barriga muito inchada ainda sera que tem algum metodo pra ser mas rapido o inchaço

    [Reply]


    Gravatar milene Comentou pela primeira vez, boas vindas!
    25 março 2015
    #17

    oi gostaria de saber como é o processo de mamoplastia redutora junto com a abnoplastia

    [Reply]


    Gravatar Talita Você já comentou 2 vezes.
    9 abril 2015
    #18

    Boa noite Cláudia. Eu fiz cirurgia de abdominoplastia,hoje estou com 28 dias e ontem pela primeira vez dormi sem cinta. Foi tão bom, senti um alívio muito bom, mas hoje me bateu um arrependimento. Será que tem algum problema?

    [Reply]


    Gravatar Talita Você já comentou 2 vezes.
    9 abril 2015
    #19

    Boa noite novamente Cláudia. Só para corrigir, eu estou com 38 dias e não 28.

    [Reply]


    Gravatar bruna Você já comentou 2 vezes.
    27 maio 2015
    #20

    Bom dia, faz 8 dias que fiz minha lipo e estou com prisão e des de então estaou com prisão de ventre. Meu médico me deu laxante, no entanto não resolveu. Tomei alguns mais fortes e também não resolveu. O que devo fazer?

    [Reply]


    Gravatar bruna Você já comentou 2 vezes.
    27 maio 2015
    #21

    Bom dia, faz 8 dias que fiz minha lipo e e des de então estaou com prisão de ventre. Meu médico me deu laxante, no entanto não resolveu. Tomei alguns mais fortes e também não resolveu. O que devo fazer?

    [Reply]


    Gravatar Lilian Ap Martins Comentou pela primeira vez, boas vindas!
    1 agosto 2015
    #22

    Oi meu nome é Lilian, gostaria de saber quanto tempo depois da cirurgia de abdômen posso dormir de lado ou bruço.
    Fiz a abdominalplastia dia 23/7/15

    [Reply]


    Gravatar carla kellis Comentou pela primeira vez, boas vindas!
    16 novembro 2015
    #23

    boa tarde, Claudia, fiz uma abdominoplastia e coloquei protese, estou usando uma cinta e um sutia que estao me incomodando muito. Voce sugeria uma melhor qual o modelo.

    [Reply]

    Claudia S. Sachs Reply:

    oi Carla
    Olha tudo depende do médico… vc teria que conversar com ele para ter uma melhor adaptaçao.
    No inicio é chatinho mesmo e incomoda. Mas depois acostuma.
    Beijos

    [Reply]


    Gravatar Aline Comentou pela primeira vez, boas vindas!
    28 novembro 2015
    #24

    Boa tarde!!! Minha dúvida é a seguinte: porque não posso usar cinta normal (cinta boa que aperta) no lugar da cinta cirúrgica , se ela ajusta tão bem quanto a outra?

    [Reply]

    Claudia S. Sachs Reply:

    oi Aline.
    Olha, eu não sei te responder, mas com certeza teu médico poderá dizer quais diferenças entre as duas cintas.
    Sucesso
    Beijos

    [Reply]


    Gravatar Renata Araújo Comentou pela primeira vez, boas vindas!
    29 fevereiro 2016
    #25

    Olá, gostei bastante do seu Blog.
    Sou louca para fazer uma lipo e não tenho coragem. 🙁 Claudia, você em algum momento se arrependeu de ter feito?

    [Reply]

    Claudia S. Sachs Reply:

    Oi Renata, desculpe a demora em te responder – estou reativando o blog e analisando os comentários.
    Nunca me arrependi de ter feito, na verdade, o único arrependimento foi não ter feito antes. Minha vida melhorou 1.000% depois da cirurgia. Eu me tornei uma pessoa mais feliz, e por consequência, um ser humano muito melhor.
    Para vc criar coragem, primeiro vc tem que ter algo que realmente te incomode. E procurar um profissional que te de confiança. Realizar todos os exames solicitados pelo medico (eu ainda fiz mais exames com outros profissionais) para se certificar que estou 100% saudável para realizar uma cirurgia. E então sonhar com o corpinho perfeito.
    Sucesso!!! Super beijo Claudia

    [Reply]


    Gravatar fatima Comentou pela primeira vez, boas vindas!
    12 abril 2016
    #26

    Meu médico liberou com 28 dias

    [Reply]


Deixe seu comentário

CommentLuv badge

%d blogueiros gostam disto: